sábado, 2 de novembro de 2013

O Nostálico69


Neste Nostálico nº 69 não poderia deixar de fazer uma referência a um amigo e habitual leitor deste espaço, Hélder Dias, porque devido à sua total dedicação como baixista da banda “Flama”, não pode deixar, por agora, a sua marca neste espaço como bom escritor que é.

Sem nenhum tipo de explicação, sempre vi o Café Montanha como um símbolo do “CPU” Monchiquense, e poderia ser comparado, por exemplo ao Café “A Brasileira” em Lisboa ou ao “Majestic” no Porto. Não pelo aspecto interior, mas sim pela sua beleza exterior e pelo local central de Monchique onde se encontra.

Em meados da década de 80 recordo com prazer as festas de aniversário do meu amigo Rui Marques, vizinho na Rua Serpa Pinto, e companheiro na mais temível equipa de futebol de rua dessa data, e ainda colega de equipa de iniciados e juvenis no JDM (onde ele brilhava como guarda-redes e eu habitualmente aquecia o banco de suplentes), na escola em Monchique e na Rádio Fóia (Dos tempos em que “tiradas” como estas eram habituais: “Rádio Fóia, a Rádio mais alta de Monchique! Nã, nã, nã, nã, do Algarve!” ou “Boa tarde Srs. Telespectadores!”). Os seus pais geriam o Café Montanha e nós aproveitávamos para celebrar alguns dos seus aniversários num espaço muito agradável da nossa terra.

Até por isso foi inventada uma noticia num Jornal de Escola de 1987 sobre uma explosão originada pelo perigoso cientista “Henry Ervas” que tinha destruído parcialmente o “Café Montinhos”…

Enfim, tudo isto para lamentar o fecho deste espaço.

Sobre política nacional, melhor será não comentar últimos acontecimentos e esperar por melhores dias, uma vez que tudo espremido entre governo e oposições pouco sairá, e de nada vale escrever livros de aventuras surreais como o filósofo de Paris (este é o típico potencial dono de cães que mais provavelmente morde primeiro do que os seus amigos de quatro patas…), ou atitudes e comentários mal-educados do antigo Vice-Rei das Seychelles, actual caquéctico dono de uma fundação muito “necessária” a Portugal, porque o futuro está reservado a outras personagens como o actual Presidente da CM Lisboa ou melhor, ao anterior Presidente da CM do Porto.

Para terminar, e por falar em caquécticos, os desejos para que o presidente da FIFA venha rapidamente a Portugal para levar com uns ovos podres em cima, que o Ronaldo responda a este velho com golos no Real Madrid e principalmente na Nossa Seleção, desde já contra a Suécia no Play-off para o mundial no Brasil. Sobre o Glorioso SLB não falo até à saída do seu pseudo-treinador.

Como dizem por “aqui”: Hasta la próxima…

Sem comentários: