sábado, 2 de novembro de 2013

O Nostálico60

Não restam dúvidas que estamos rodeados de "Dafids" (será que se escreve assim?)!
Durante o fim-de-semana reparei que as minhas filhas definem alguém que agiu mal, ou que não gostam, ou que tem a mania que é esperto, como "Dafid", e eu relembro-me que em Monchique nos idos anos 80, por vezes designavamos este tipo de malta como "brejeiros", ou mais tarde como "mongas". Ainda assim, parece-me mais depreciativo o termo "Dafid", do que "Brejeiro"!
Não existem "Dafids" no actual Governo da Nação? Quando vejo o Gaspar na televisão, dá-me vontade de lhe chamar "Dafid"! Mas cabe na cabeça de alguém este aumento anormal de impostos? Principalmente no que diz respeito ao IVA! É uma equação tão simples...
Aliás, tal como sucede com o aumento das portagens nas autoestradas. Reduz o tráfego, e reduzem obviamente os valores cobrados!
Se no anterior Governo, esse sim bem recheado de muita gente que de "Dafids" nada tinham, não fizeram bem as "contas" às PPP, então que dizer destes pseudo-técnicos do Governo?
E na oposição? Não existem "Dafids"?
Bem, no PS, ninguém duvida que o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera o Tozé Seguro um perfeito "Dafid". À boa imagem das "boas oposições", critica-se sem apresentar outra solução! Assim, é fácil!
Na esquerda e na extrema-esquerda, talvez sejam poucos para serem "Dafids", até porque quem não tem interesse na redução dos deputados na Assembleia da Républica, não merece a designação de "Dafid", mas sim de "chico esperto"...
No Tribunal Constitucional existem "Dafids"? Não me parece! Mas já ninguém se lembra que o chumbo em relação ao 13º e 14º mês dos funcionários públicos foi algo do género: "Deixa-me olhar para os meus botões!". Não seria mais fácil do que a potencial e "necessária" redução dos salários da função pública e/ou da redução do nº dos funcionários públicos? Pois, dói, não dói? Há muitos anos que os funcionários do privado não se podem queixar! "Dafids"...Ou "Brejeiros"!
Na última Assembleia Municipal, discutiu-se o orçamento para o ano em curso, e um amigo comentou comigo que discutiu-se muita coisa mas pouco se falou do futuro...E, como consequência, pouco se falou das propostas que o orçamento continha para o desenvolvimento do nosso concelho. Tenho de concordar, mas na fase em que vivemos, rodeados de "Dafids" vindos de todos os lados, é difícil fazer mais do que "segurar as pontas"...
No entanto, claramente que o parque empresarial/industrial há muito que deveria ser uma realidade, assim como o "Arena da Monchique" ou tantas outras prioridades que não o parque de estacionamento de São Sebastião.
Se alguma qualquer "Dafid" pode desejar uma mala "Chanel" para 2013, porque não desejar que no meio de tantos "Dafids" se possa ver lançada uma destas obras, para um futuro mais risonho do nosso concelho?
Até Fevereiro, despeço-me a uma velocidade mais reduzida do que a "bezaranha" sentida no último fim-de-semana por todo este jardim à beira mar plantado.

Sem comentários: