sábado, 2 de novembro de 2013

O Nostálico57


Hoje de manhã, como é habitual aos domingos, após ter deixado as minhas filhas na catequese, passei pela padaria da Atalaia, e para casa trouxe o pão quente e a broa com passas. Isto não teria qualquer interesse, não fosse esta visita me ter recordado de tantos episódios hilariantes e os famosos bolos de torresmo na padaria do nosso amigo Xavier!

 

Não sei se gostava mais de saborear aquele bolo de torresmo ainda quente e de sabor único, ou as conversas mantidas com o meu amigo Xavier.

Nessas noites, muitos reencontros a referida padaria proporcionou, muitos momentos de confraternização, muitos pensamentos partilhados e discutidos naquele espaço, sempre com a altiva opinião final do nosso amigo.

E, quando assim não era, no “distante” Travessa, era sempre uma “delícia” ser recebido pelo DJ de serviço: “Chegou o nosso amigo Sério!”

Bem-haja amigo Xavier, e muito obrigado!

Hei-de continuar a prestar os devidos agradecimentos…

Talvez existam, mas decerto poucos, aqueles que nunca tiveram a oportunidade de partilhar os referidos momentos e saborear os únicos bolos de torresmo na padaria mais famosa de Monchique.

Para mim, também funcionava como um local “nostálico”, talvez por ser a padaria onde muitas vezes tinha ido em criança, a padaria do meu tio Fernando.

Enfim, existem locais, alguns ainda existentes, como é o caso da padaria do amigo Xavier, e outros desaparecidos, como o caso da loja do “Avelarinho”, que fazem parte da nossa infância e adolescência em Monchique, e neste espaço procurarei integrar esses locais.

 

No passado dia 7 de Setembro, o 1ºministro deu um tiro no pé com o episódio da TSU, quando deveria ter pedido demissão após o chumbo do tribunal constitucional à medida sobre os subsídios de Natal e de férias dos funcionários públicos.

O “atentado” fiscal que é o aumento do IRS para 2013 não faz qualquer tipo de sentido, e socialmente poderá trazer demasiados problemas.

A coligação governamental parece presa por fios, e já chateia a gestão de “feirante” do ministro dos negócios estrangeiros.

O presidente da república fala pouco, um ex-presidente fala demais e na sua maioria barbaridades! Pelos vistos, deverá ter pouco para fazer na sua fundação…

O líder da oposição é Seguro, mas apenas no nome!

Os partidos da extrema esquerda não aprovam a redução dos deputados na Assembleia da Républica!!!

Enfim, assim vai a política no nosso País!

Para não falar daquela que se vai vivendo no nosso concelho, como foi o caso da discussão e votação de um ponto da última assembleia municipal. Na minha opinião, sempre a mesma, não se ganham e perdem eleições autárquicas nas sessões e reuniões dos diversos órgãos autárquicos!

 

Ainda sobre Portugal, não posso deixar de partilhar convosco aquilo que penso sobre a redução da despesa pública. Cerca de 20% da despesa pública é gasta em salários (funcionários públicos, e depois aparecem por exemplo as greves dos estivadores!!!), que em conjunto com a parte gasta com as pensões e demais subsídios, ultrapassa 50% do total da despesa pública (a minha intenção é apenas de chamar a atenção que deve ser prestada a esta elevada percentagem, pela medida chumbada pelo TC e por infelizmente maior do que devia!). Mais de 10% da despesa pública são gastos nos juros pagos aos nossos credores, e neste ponto concordo em parte com a necessidade de renegociar estes juros, pelo motivo anteriormente escrito sobre o IRS para 2013.

Em detalhe, e além da referência aos juros pagos aos credores, o governo deveria ter ido mais longe no caso das fundações (a montanha pariu um rato) e se facilmente “rompe” contratos de trabalho com funcionários públicos e privados (a redução do seu salário liquido para 2013, a meu ver, não é mais do que um “romper” de contratos!), então porque não “romper” com os contratos das PPP’s (e/ou renegociá-los a fundo!), essa “linda” herança, essencialmente Socratiana, justificado pela crise que vivemos e pela potencial falência do nosso País?

 

Parece que as “prima-donas” dos eleitos de Paulo Bento não querem ir ao Brasil?

Também que mais podemos esperar de uma equipa desequilibrada?

Tem um bom onze, falha o Meireles e o Coentrão e torna-se quase banal!

Estão a chegar as eleições no meu Glorioso SLB! Sinceramente, já me chateia a gestão do LFVieira e a falta de títulos que dai advém mas, não me parece existir uma clara melhoria com a eleição do Juiz.

Enfim, nada mais há a fazer senão esperar pelos resultados do acto eleitoral…

 

Despeço-me a muitos menos km do que aqueles com que o carro do anterior presidente da república foi “apanhado” na A8, fazendo votos para que a visita da Sra. Merkel possa servir para aconselhar alguém a fazer o mesmo que a mesma tenciona fazer na Alemanha, diminuir impostos e subir os salários! Com isto não quer dizer que se diminua a austeridade…

Sem comentários: