sábado, 2 de novembro de 2013

O Nostálico64


Evidentemente que nesta edição do Nostálico, não farei nenhuma referência ao futebol, até porque não consigo esquecer-me da letra de uma canção antiga, que ouvia em criança:

“Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu,

(NÃO) encontrei o meu “amor”,

Ai JESUS que lá vou eu…”

Espero no entanto que à terceira seja de vez! Sem 92º minuto, e com a taça de Portugal bem longe da pátria da nossa nação.

Na semana passada, durante uma reunião de trabalho, ficou decidido que teríamos de implementar um programa na Turquia, na cidade de Istambul, e sobre este tema alguém comentou que esta era a maior cidade da Europa em população.

Fiquei curioso, porque esperava que esse ranking fosse ainda liderado por Londres ou Paris, e numa rápida consulta à Internet constatei que de facto, Istambul lidera a classificação das maiores cidades da Europa. Não pude deixar de voltar a confirmar que a 2ªmaior cidade do mundo com Portugueses é Paris, e que as cidades do litoral Português continuam a crescer, e o interior a decrescer…

Por último, voltei a olhar para os números de Monchique. Verdade que tal como referi no parágrafo anterior, existe um êxodo rural na maioria do espaço Nacional mas, quantos concelhos têm a vantagem de estar a menos de 30 minutos do litoral, e detentores de inúmeros recursos naturais, como é o nosso caso?

A população de Monchique nos anos 60 atingiu os 15.000 habitantes, no início da década de 80 tinha cerca de 10.000 habitantes e no início dos anos 90 cerca de 7.500 habitantes.

Hoje em dia serão decerto menos de 6.000 habitantes! Isto faz-me lembrar uma empresa que quis manter com toda a força a estratégia da mesma administração durante anos a fio, e no final, após período de pré-falência, alguém se lembrou a cantar a mesma música que nós, Benfiquistas, cantamos recentemente…

Deitar a toalha ao chão? Obviamente que não! Mas, se no início da década de noventa, existia a convicção de que o concelho tinha de apostar naquilo em que era realmente bom: Floresta, Sienito, Suinicultura/Enchidos, Agricultura e Turismo. Hoje, talvez seja um pouco tarde para isso, e dai a necessidade de uma boa dose de criatividade, como algumas medidas que têm sido implementadas nos últimos anos. Ainda assim, poderá pecar por escasso e com atrasos bastante penalizadores.

Espero sinceramente voltar a escrever no Nostálico nº 200, por exemplo, com o suporte de dados fiáveis, que Monchique voltou a crescer! E se não é pedir muito, que nessa data nos possamos lembrar pouco da má “filosofia” do Sócrates, da “troika” e dos seus pupilos Gaspar e Coelho, da “insegura” má oposição e dos títulos conquistados pela equipa do apito dourado, essa equipa do bairro das Antas do Porto!

Porto! Onde tudo não é mau. Veja-se as qualidades de gestão do presidente da CMP, Rui Rio. Talvez um nome que daria bastante jeito hoje em dia à frente dos destinos deste Pais.

Despeço-me a 10.000/hora, como era o número da população de Monchique nos idos anos 80…

Sem comentários: