sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Nostálico46


Nas férias grandes de 1985, discutíamos no largo dos chorões, eu e um conjunto de amigos de Monchique, como o Luis Pedro, o Pedro Sal e o Rui Nunes, que grupos de música eram os nossos preferidos.

Mal sabia eu que estes amigos tinham recebido umas “lições” do sempre bem informado Rui Vicente, que tinha a tendência de trazer para Monchique algumas novidades e vocabulário bem diferente do que nós estávamos habituados à época.

É impossível esquecer o famoso “Eh! Dieb!” do mesmo amigo que através do seu “sociosunited” publicou, ainda este ano, o filme do encontro da geração de 70 no “Youtube”, realizado em Agosto último.

Mas, voltando à discussão sobre grupos musicais, depois da minha resposta com Dire Straits, U2 e Alphaville, o referido grupo, “educado” pelo Sr. Vicente, responde com Megadeth, Iron Maiden e Scorpions!

Para não passar uma pequena vergonha, respondi que já tinha ouvido falar desses grupos, tendo inclusivamente a intenção de comprar um disco LP de algum deles.

E assim foi, numa deslocação a Portimão, numa “visita” à “amarelo&preto”, adquiri o álbum duplo ao vivo dos Scorpions, e o álbum “powerslave” dos Iron Maiden.

Talvez tenha ouvido ½ dúzia de vezes o último (tanto barulho!), mas fiquei fan do disco dos Scorpions, porque, na minha opinião, não existiam à data tantas baladas de qualidade como aquelas que este grupo alemão apresentava no seu LP ao vivo.

Mais tarde, e devido ao “apoio” do grande amigo Paulo Baganha, passei a gostar de ouvir The Smiths, conseguindo assim, desta forma, deixar alguns dos referidos amigos a pensar como responder aos meus novos gostos musicais…



Esta introdução serve apenas para fazer valer a motivação do nascimento deste espaço, que por vezes trás à memória dos “geracionistas” de 70, principalmente, alguns momentos e curiosidades vividas em Monchique nos saudosos anos 80.

Mas, também serve para partilhar convosco o espectacular concerto ao vivo produzido pelos Scorpions no início deste mês, no pavilhão atlântico. Era inevitável a recordação de inúmeras festas e matines de Monchique realizadas no final dos anos 80, quando um dos momentos altos era a “passagem” das baladas dos germânicos Scorpions, e o chamar a “próxima” para mais um conjunto de “slows”!



Pela decisão tomada de assistir ao concerto dos Scorpions, não assisti, pela televisão ao 1º jogo de Portugal contra a Bósnia, mas ainda deu tempo para “tirar a barriga de misérias”, na 3ªfeira seguinte, quando no palco da Luz, o “onze da tranquilidade” passou com distinção, e fará parte do conjunto das melhores equipas da Europa a disputar o próximo campeonato europeu em terras Polacas e Ucranianas! Força Portugal (valha-nos o futebol, fado e praia…).



Estou preocupado com o jogo do próximo fim-de-semana entre o maior clube de Portugal e o maior clube do Lumiar, principalmente pela possibilidade de um leãozinho dentro de uma jaula conseguir se transformar num lobisomem, ou sabe-se lá mais o quê!

Não posso deixar passar a oportunidade de endereçar os meus parabéns à Académica pelo jogo que lhe permitiu passar à próxima ronda da taça de Portugal mas, foi estranho, dado que pareceu ter jogado apenas uma equipa! Terá sido falta de comparência da equipa das Antas, talvez ainda a comemorar mais um aniversário do seu Estádio Bruce Lee…

Para quando a noticia de algum estádio na china com o nome, por exemplo, de Estádio do Bimbo ou Estádio do Tripeiro?


E como cantam, ou cantaram, os Scorpions, aproveitando para me despedir a 100 “metal” à hora: “Let me take you far away…”

Sem comentários: