segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O Nostálico 5

As últimas manifestações nacionais contra as politicas do Governo (Professores; reformados; etc.), levaram-me a pensar, não sei porquê, em dois momentos dos anos 80 vividos no nosso mui nobre concelho de Monchique (talvez merecesse mais a pena recordar, embora fora dos limites do nosso concelho, a manifestação contra a Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior em 1989 que reuniu os alunos das escolas secundárias de Portimão, não tendo resultado em mais nada que na sua realização, obrigando-me à dissertação de um texto sobre a 1ªguerra no Iraque! Dizia o outro dos bodes respiratórios: “Ganda memória”!).
Ao nível nacional apenas encontro semelhança aos momentos que de seguida anunciarei, nos dois referendos do Aborto (Felizmente que se fez “luz” neste último!) e da Regionalização (Ainda hoje passei em Alcochete e junto da estátua de D. Manuel I reparei na inscrição “Rei de Portugal e dos Algarves”, ou seja até nos primórdios da nossa história havia quem olhasse para a Região do Algarve como uma verdadeira REGIÃO! Venha o sim! E já agora, mais políticos competentes!).
Bem, voltando aos anos 80, recordo-me da realização do “referendo local” sobre a localização da então futura nova escola C+S de Monchique (Pé da Cruz ou Descansa Pernas, mais dois locais “místicos”!), e o abaixo-assinado sobre a construção/instalação do Radar da NATO na Fóia.

Sobre o referido referendo, tendo como resultado larga vantagem para a opção Descansa Pernas, apenas me ocorre alguma tristeza manifestada pelo “núcleo” sul de Monchique dado que a deslocação, como foi a minha durante dois anos para a actual Escola situada logo a seguir à “Praça do Peixe”, fazia no seu final jus ao nome do local de implantação, Descansa Pernas!

Como seria a escola no Pé da Cruz? O que estaria construído no local onde temos a nossa Escola? Enfim, perguntas sem resposta, apenas com a possibilidade de fazer humor…
Mas como de momento nada à Gato Fedorento me ocorre, fiquemo-nos por transferir os armazéns da CMM e a Cooperativa para o Descansa Pernas, e a Escola Secundária para o Pé da Cruz! Eh! Eh! Podemos imaginar também as piscinas e o quartel dos BVM no Pé da Cruz e os Postos de Combustível no Descansa Pernas (sim, porque apenas existia o antigo posto da Mobil no antigo Largo dos Chorões)!
Ah! E aproveitando a fértil imaginação, talvez fosse importante lançar a ideia de um “referendo” idêntico sobre a localização da presumível futura Escola Profissional de Monchique, “segurando” alguma malta para a conclusão do 12ºano em “casa”. Parece-me bem!

Passemos ao abaixo-assinado.
Tenho uma vaga ideia, mas como diz um grande amigo meu:
“Tenho uma vaga ideia, mas a vaga é maior que a ideia!”
E sendo assim, que os mouros (Por falar em mouros, afinal o Estádio Bruce Lee pode muito bem vir a ter o outro nome, mas com a designação de arguido!) esqueçam a Fóia, e que concentrem as suas atenções noutros locais da Europa Central, ou no limite, com o meu antecipado perdão aos Açorianos, que se concentrem nas Lages!
Espero sinceramente que os amigos do Islão entendam melhor o Dinamarquês (pelo menos em BD!) que o Português, e que eu não me veja na necessidade de pedir ajuda/abrigo ao Salman Rushdie (que não era mal pensado tendo em conta a participação deste no Diário de Bridget Jones! Gorda? Quem disse?), ou refugiar-me na Marioila!
Mas não deixa de fazer algum sentido pensarmos no que nos condicionava ou não a colocar a nossa assinatura naquele abaixo-assinado nos anos 80 (antes do final da Guerra fria, queda do muro de Berlim, Perestroika - Camarada Jerónimo, volte a ler o livro do homem com a pintinha na cabeça, Gorbatshev!), e aquilo que nos levava hoje a assiná-lo ou não!

Bem, se no que diz respeito ao “referendo” sobre a escola, não teria dúvida em votar ao contrário, mais não fosse por não querer “matar” as recordações desses dois anos bem passados no Descansa Pernas, ou por não achar piada aos Postos de Combustível no Descansa Pernas, ou porque todas estas alterações podiam-nos levar a uma manifestação com caravana de Portaros! Já no que toca ao abaixo-assinado, não tenho ideia formada, até porque me “esqueci” de colocar o Radar no “evento imaginário” sobre as presumíveis maravilhas de Monchique…

Vi-me “grego” para escrever este texto, porque só me apetecia escrever sobre a nossa selecção (perder três vezes com os gregos?), mas como não encontrava relação com Monchique e com os anos 80, optei por estes dois momentos que já teriam caído no esquecimento de muitos de vós. Ou esta hipótese ou escrever sobre um evento imaginário sobre os potenciais 10 grandes Monchiquenses…

A 80 km/hora, volto eu a sair de cena, para não falar dos 50 km/hora na Avenida de Ceuta!!!!

Sem comentários: