segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O Nostálico 3

Enumerar alguns dos locais míticos de Monchique na última edição deste espaço publicado no nosso Jornal de Monchique, fez despertar o meu imaginário e pensar nas possíveis 7 maravilhas de Monchique!

Tal como os locais míticos e situações/recordações do passado, também as 7 maravilhas de Monchique podiam-se transformar em 700 maravilhas do nosso grandioso concelho (bastaria reunir a votação individual de todos os mui nobres cidadãos do concelho), mas como decerto irão entender, procuro não só enumerar aquelas que me parecem mais consensuais, como tentarei dar “combustível” ao meu imaginário, criando uma espécie de:

“Noite do anúncio das 7 maravilhas de Monchique no recinto de bailes dos BVM” (para rivalizar com a noite do anúncio das 7 maravilhas do mundo, e de Portugal, no Estádio da Luz, perdão! Catedral da Luz!).

No rol de potenciais maravilhas poderíamos encontrar as Caldas de Monchique, a Picota, a Fóia, a Igreja Matriz, o Porto Fundo, o Convento, a Araucária, o Alferce, a fonte dos passarinhos, Marmelete, a cozinha de Monchique, o Barranco dos Pizões, as ruínas na Pedra Branca/Alferce, a Cascata no Penedo do Buraco, o Largo dos Chorões, o Castelo, a Marioila (Ok, meus caros, faço-lhes a vontade!), Mirante, Santinha, enfim, tantos locais e edifícios que podiam completar este rol, mas que de momento não me consigo lembrar de mais!

Assim, posso dar início à descrição daquilo que seria a memorável noite do anúncio oficial das 7 maravilhas de Monchique no Recinto de Bailes dos Bombeiros Voluntários de Monchique, próximo da sede do também glorioso Juventude Desportiva Monchiquense.

Na Catedral da Luz (porque será que não foi escolhida a “nave” de Alvalade ou o Estádio Bruce Lee, Ex. Antas, futuro Estádio Arguido Pinto da Costa?), estiveram nomes internacionais e nacionais, como o Cristiano Ronaldo, Mariza, Jennifer Lopez, Joaquim Cortez, actores e actrizes de Hollywood.
Pois no velho recinto dos BVM, estariam as grandes atracções Soraya Cristina, Grupo de Cantares de Portel, os UHF (para mais 5 horas de concerto, como nas comemorações do 25 de Abril há uns anos atrás!), Os Cantores De Monchique (dá-lhe primo!) e todos os jogadores de futebol do JDM, entretanto retirados, mas com presença garantida nos famigerados clássicos solteiros contra casados.

Dando início à divulgação das 7 maravilhas, o apresentador anunciava cada uma delas, e um representante subiria ao palco para receber o prémio.

1ªmaravilha – Convento
Mas ninguém aparecia! Porquê? Talvez por não pertencer a ninguém? Ou porque é de muita gente? Enfim, lá recebeu o prémio o Digníssimo Presidente da Câmara, agradecendo aos presentes e anunciando um grande festival no ano seguinte para comemoração do 1ºaniversário deste evento! Foi o rejúbilo total… (Os UHF disponibilizaram-se de imediato!)

2ªmaravilha – Caldas de Monchique
Um conjunto de Macaenses sobe ao Palco, recebe o prémio e comunica a construção do 1º casino de montanha em Monchique!
Ah! E um pequeno pavilhão chinês (idêntico ao existente no Principe Real em Lisboa).

3ªmaravilha – Mirante
Porque me apetece, porque seria o local privilegiado para assistir ao 30º Encontro Nacional de Portaro e porque seria o local mais seguro para não levar com uma cana na cabeça, depois de um fogo de artifício de uma comemoração qualquer.

4ªmaravilha – Castelo
Os representantes da família do Sr. Mascarenhas transmitem o negócio fechado na noite anterior com Michael Jackson, para servir de refúgio a este cantor branco, oops! Negro! Oops! Estou confuso! Será um segundo caso de Dreamland?

5ªmaravilha – Igreja Matriz
Recebem o prémio o Sr. Prior, acompanhado do Sr. Padre Ferro e do Sr. Padre Coelho, que depois dos devidos agradecimentos e beijinhos para a família, comunicam que a sua votação foi para Fátima nas 7 maravilhas de Portugal. Também assumo, a minha votação iria para Porto Santo, porque é a melhor praia de Portugal (mesmo com o Alberto João por perto!).

6ªmaravilha – Largo dos Chorões
O povo recebe o prémio e faz um abaixo-assinado para a reconstrução do Largo dos Chorões, com um túnel entre a Rua Serpa Pinto e o Porto Fundo, e um outro para a Rua Duarte Pacheco! Ah! E uma ponte para São Roque! OK, também tenho o direito de levar a minha imaginação para o ridículo…

7ªmaravilha – Marioila
Queriam? Não! Caros amigos, esqueçam a Marioila! Se os americanos também conseguiram esquecer o Vietnam…
Oops, mas agora é o Iraque!
Ok! Amigos Alves, Feios, Águas, Rosa, Carvalho, Carneiro e Barradas:
“Por favor, não vão para o Cansino (Alferce) …”
(Com estas lembranças recordo o grande amigo e Chefe José Carlos. Onde quer que estejas Zé, um grande abraço!)

Agora, sim! A 7ªmaravilha do concelho de Monchique é a sua FLORESTA, deixando aqui a minha homenagem aos soldados da paz da nossa terra.
É o nosso bem mais precioso! Ouvi o Sr. Carriço à uns anos atrás dizer que a nossa Sintra do Algarve era natural, tornando-a ainda mais valiosa!
Desculpem-me o termo, mas para mim, a destruição da nossa floresta é o nosso holocausto…
Prevê-se um ano “horribilis” de calor, com necessidade de muita prevenção e muita atenção. Vamos manter o verde do nosso concelho!

E assim terminava a grandiosa noite das 7 maravilhas de Monchique (sem greve dos argumentistas e claro, dos bombeiros, que muito simpaticamente nos forneciam as bifanas e loirinhas fresquinhas!).
Fruto de imaginação, sem dúvida! Mas certamente que muitos se lembram dos famosos bailaricos no referido recinto no final da década de oitenta.

Garantidamente que estes pequenos textos provocarão nos estimados leitores também a faculdade de imaginar…
Por isso, e parafraseando alguém num comício politico em Monchique no inicio dos anos 80:
“A vitória já está ganha!”
Até breve, mas saindo de cena, a 80 km/hora.

Sem comentários: