quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Nostálico36

Ninguém imagina a satisfação que tenho, derivada da merecida exposição “A Águia de Bonelli no sul de Portugal”, que estará presente no Espaço Jovem de Monchique até ao próximo dia 11 de Fevereiro.
Em 1988, por iniciativa de um amigo que estava ligado a uma organização de defesa dos animais, desloquei-me à Fóia para observar de perto a Águia de Bonelli no seu habitat de Monchique.
Conseguimos tirar fotos espectaculares mas, curiosamente também detectamos a presença de uma outra espécie de águia, a Águia-Cobreira.
Também é comum aparecer uma outra espécie de águia, a Águia de Asa-redonda, de acordo com a informação desse amigo que além da observação de águias, também gastava algum do seu tempo a observar o musgo dos muros dos nossos caminhos…

Convido-os a imaginar o diálogo entre as duas espécies de águias em Monchique:

Bonelli – Gostas muito de dar umas voltas pela ria de Alvor para veres umas “paisagens” interessantes, e agora se quiseres uma exposição, solicita-a ao homem da Luz de Portimão, porque o meu amigo Presidente gosta mais de mim do que de um animal imaginário, tipo dragão!
Cobreira – Não te armes em esperta, porque já convoquei o amigo lince, o tio javali, a dona raposa, o primo “escalavardo” e a lontra para uma manifestação nos paços do concelho.
Apenas faltará o lagarto, porque tem andado distraído a ser comido pelo dragão, e não quer desaparecer num bico de uma águia!
Não é justa essa discriminação! Só faltava dizeres que obtiveste o apoio do Glorioso SLB?
Bonelli – Não obtive apoio do maior clube do mundo, mas estou perto de convencer LFV para substituir o milhafre do Espanhol que fazia as delícias das equipas estrangeiras na catedral da Luz!
Cobreira – Sim, e imagino que numa perna levarias a bandeira de Monchique e na outra a bandeira do Glorioso?
Bonelli – Avança com a manifestação e ainda te põem em cima de um touro na próxima corrida em Monchique!
Cobreira – Não seja má-língua! Porta-te bem na exposição e defende a nossa classe, não vá o Presidente perder a cabeça, e promover uma sessão de cinema em Monchique sobre “Como treinares o teu dragão”!

Esquecendo esta pseudo discussão entre águias, será um prazer deslocar-me a Monchique para “in loco” estar presente na referida exposição.

Passando para temas mais interessantes e mais cómicos do que os diálogos imaginários entre águias, não podia deixar de mostrar alguma surpresa pelo desejo do homem das Antas em obter o concurso do árbitro Elmano Santos para a sua equipa (exactamente na jornada em que um curioso penalty permitiu ao “miúdo” manter a diferença pontual para o campeão em titulo!).
Como este espaço tem pretendido relembrar momentos e episódios de décadas anteriores, nada como também lamentar que o Glorioso SLB não tenha obtido os favores de árbitros como José Guimaro, Carlos Calheiros (o brasileiro), Alder Dante, José Pratas e tantos outros que precisavam de apoio psicológico na casa do homem das Antas. Mas, o apito dourado sempre esteve coberto por uma capa azul…

Finalmente, uma palavra de apreço pela conclusão da campanha eleitoral para as presidenciais, que mais parecia a velha guerra adolescente de “cinco contra um”…
Ou melhor, parecia que nunca mais acabava!
Afinal, e contrariando aquilo que ainda escrevi no facebook em relação a um potencial protesto em “branco”, fiquei Alegre pelo Nobre voto dos Portugueses e dos Monchiqueiros em particular, Defensor até dos votos de Coelhos, Lopes e Cavacos.

À velocidade de uma águia planando pelos cumes das nossas serras, despeço-me até à próxima.

Sem comentários: