quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Nostálico19

Enfim, mais umas férias de verão que passaram, segundo alguns com muitos “disparates”, e segundo outros, ou os mesmos, com uma esperada tendência para o fim da crise!
Sobre a crise recordo-me do velho termo: “O algodão não engana!”
Que também fica bem com: “Não me atires areia para os olhos!”

Em Monchique, quase tudo na mesma, com uma renovada e esperada abertura da “Nora”, permitindo a todos os locais e visitantes, melhor desfrutar do nosso “Rossio”.
Os Buraka Som Sistema a abrir a porta para a potencial vinda dos Black Eyed Peas a Monchique no próximo ano, e a constatação que se apagou a luz no Convento, porque “amuou”, e resolveu virar, definitivamente, ou não, as costas à Vila.

Como já tinha escrito na última edição do Nostálico, há mais de vinte anos, seis elementos do Corpo Nacional de Escutas de Monchique, deixaram a sua marca numa descida do Rio Arade em Jangada, ao terminar essa fantástica jornada em 1ºlugar da sua classe, e em 2ºlugar da geral, “batendo o pé” à malta do litoral, que nunca contariam com o “baile” valente que a equipa Águia do agrupamento 366 lhes deu.

Quem não se recorda dos famosos livros de Isabel Alçada, “Uma aventura na…”?
Pois, penso que (como diz o Cristiano Ronaldo) as epopeias desta malta deviam dar origem a um livro, começando exactamente pelo titulo:
- Uma aventura no Arade!
Capítulos:
- Construção da Jangada (O nó de Porco, a supervisão do aventureiro Português Serpa Pinto e os bidões milagrosos do Águas);
- Na barragem da Ribeira das Canas (afinal, a jangada funciona!);
- Ulisses Alves, o herói do grupo, aparece no Porto de Lagos depois de terminada mais uma viagem bem regada de aventuras;
- As fantásticas sapatilhas “RébóK” desaparecidas em Silves e o descanso do herói;
- Ulisses trava uma batalha de vida ou morte no Rio com um crocodilo, e perde a faca de mato do “pequeno sobreiro”;
- Onde está a cenoura? Rema!
- Chegada vitoriosa à Vila Nova de Portimão (provavelmente é para esta cidade que fugiu a “Luz” do Convento!).

Depois do sucesso deste presumível livro, outros sairiam, tais como:
- Uma aventura na Marioila;
- Uma aventura no Cansino;
- Uma aventura no Barranco do Demo (ou da Lerpa!);
- Várias aventuras no Selão.

Aliás, se Uderzo ler este texto (por alguma razão não sai “Astérix e os Lusitanos”!), talvez escreva o próximo livro de Astérix (“Astérix em Mons Cicus”), com uma aventura passada com os bravos resistentes da aldeia Mons Cicus, cercada pelos “romanos” de Porto à Mão, Silves, Lagos, Aljezur e Odemira.

Para terminar, uma última referência ao início da 1ªliga de futebol, com dificuldades acrescidas para o Glorioso Benfica, dado que para além dos jogos com o clube do apito dourado, ainda tem de medir forças com as duas filiais deste clube, Olhanense e Braga.
Este ano, a disputa entre os três grandes do futebol Português está abençoada, não tivesse o Benfica “um” Jesus, o Sporting “um” Bento e o Clube do Porto “um”…
Já me esquecia, este último, na sequência de algo imaginário como é um dragão, aparece agora com banda desenhada, Hulk (homens invisíveis já por lá passaram…)!

Até à próxima.

Sem comentários: