quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Nostálico 11

Sem pretensões nas eventuais analogias ou relações que possam suceder com a leitura das próximas linhas, a verdade é que durante muito tempo, e salvo raras excepções, apenas no JM podia encontrar conforto com notícias relacionadas com a minha terra!
Durante esta semana, pelo contrário, foi um corrupio de notícias relacionadas com o nosso concelho na imprensa escrita Nacional!
E não se tratava de uma eventual eliminatória da taça de Portugal entre os Gloriosos JDM e SLB no campo dos sobreiros (não posso deixar passar o assunto SLB sem dar os parabéns aos Benfiquistas de Monchique pela zona de protecção especial em Monchique para a Águia de Bonelli, vulgo “Perdigueira”! Uma pequena provocação: Onde existem em Monchique zonas de protecção para lagartos? Ou zonas de protecção para Godzillas? Sim! Godzillas. Mais depressa se encontra uma Godzilla que um dragão!), nem de “quando o Presidente da Republica visitou Monchique”, nem da inauguração da “nova” unidade hoteleira histórica no velho convento, nem da entrega de prémios no recinto dos BVM, nem tão pouco da passagem do concelho a “Sultanato”!

No jornal Expresso foi publicada uma notícia sobre o sucesso que é a construção do “resort” nas Caldas de Monchique, onde tudo é pensado em função do “equilíbrio do corpo, da mente e do espírito”! Lindo! Com sorte, Richard Gere e outros Budistas do Novo Continente optarão rapidamente por um “salto” sobre o oceano Atlântico, esquecendo as montanhas do Tibete!
Mais a sério, obviamente que se trata de um projecto que pode deixar a nós, Monchiquenses, cheios de orgulho, mais não seja por ter recebido um prestigiado prémio em Londres.
Aliás, o facto de incluir uma sala de cinema poderá facilmente fazer-nos esquecer as gloriosas sessões de cinema na Casa do Povo, e mais recentemente no novo quartel dos bombeiros (Ahhhh! E que grandes saudades dos bailaricos no antigo quartel dos BVM no Largo dos Chorões!).
Imaginem!
- Extra! Extra! Antestreia do novo filme de Richard Gere, “Sete Anos na Picota”, na nova sala de cinema do “Resort” das Caldas de Monchique, com a presença do notável actor! Patrocínio exclusivo da “Lancia” (Compadre Artur, prepara-te para a rodagem de um anúncio nos caminhos da Cerca da Rita!).

Outra noticia que me deixou orgulhoso por ser Monchiquense, foi a reportagem na revista “Exame” sobre o “Engarrafamento termal nas Caldas de Monchique”!
Que espectáculo! Os casinos e “casas de diversão” em Macau e Hong Kong terão nas suas mesas as sensuais garrafas de água “Chic”!
Imaginem o que seria se acontecesse o mesmo que recentemente sucedeu em Itália com Vinho a sair nas torneiras das casas de uma localidade Italiana! Ou seja, por um pequeno “lapso”, a “low-cost” das águas “Premium” seria engarrafada com uma também miraculosa aguardente de medronho.
Não duvido que os Chineses passariam a rir muito mais, passando a competir directamente com os idosos do norte da Europa pela aquisição dos apartamentos de relaxamento espiritual dos vales das caldas de Monchique, e/ou junto do possível novo campo de golfe de altitude nas termas da Fornalha!

As duas referidas noticias são simplesmente motivadoras, e piadas à parte, que sejam sinónimo de muitas mais noticias potenciadoras de optimismo para inverter a tendência de, década após década, envelhecimento e diminuição da população no concelho de Monchique.

Despeço-me de olhos fechados, desta vez lentamente e não a 80km/hora, imaginando a paisagem do litoral algarvio visto das Caldas de Monchique, com o corpo, mente e espírito equilibrado bebendo uma garrafa sensual de “Chic”.

Sem comentários: